, , , , , , , , ,

Pantera Negra

Black Panther
 Pantera Negra
(Ótimo)

Ação, Aventura, Ficção Científica

  • Estreia: 15 de Fevereiro de 2018
  • País / Ano de Produção: EUA / 2018
  • Duração: 134 min.

Pantera Negra | Crítica

Ryan Coogler cria filme de super-herói empolgante, destemido e universal

Com sua estreia na Fantastic Four #52, em julho de 1966, Pantera Negra comprovava mais uma vez a capacidade dos quadrinhos de captar a situação social ao traduzir em cores e ação o Movimento pelos Direitos Civis nos EUA. Mais de 50 anos depois, o herói ganha seu filme solo não apenas para atender a necessidade por diversidade e representatividade no cinema. Pantera Negra é um manifesto cultural, sem medo de falar sobre as questões raciais nos EUA, passadas e atuais, ao mesmo tempo em que faz um filme de super-herói empolgante e universal.

Ryan Coogler, o diretor (também responsável por Creed: Nascido para Lutar e Fruitvale Station: A Última Parada), diz que, apesar da estrutura de blockbuster, esse é seu filme mais pessoal. “Para mim, lida com a pergunta que tenho me feito desde que era jovem: o que significa ser africano?”, explica. O aprendizado do cineasta, que escreve o roteiro ao lado de Joe Robert Cole, é traduzido no encantamento por Pantera Negra e seu universo. A “fórmula da Marvel” se torna uma oportunidade de gritar mais alto, permeando a linguagem preeestabelecida por um poderoso subtexto. 

Até mesmo o vilão, uma questão problemática no universo cinematográfico da Casa das Ideias desde Homem de Ferro (2008), é usado a favor da trama. Erik Killmonger (Michael B. Jordan) é o reflexo de T'Challa (Chadwick Boseman), mas Coogler subverte positivamente o clichê do herói contra si mesmo para estabelecer um paralelo rico e oportuno. Killmonger não é apenas um obstáculo a ser superado para que o Pantera acredite na própria força. Ele é o outro lado da moeda, uma oportunidade de reflexão sobre o legado de Wakanda e o alcance da sua responsabilidade. As ações do passado, tomadas por T'Chaka (John Kani) e N'Jobu (Sterling K. Brown), o pai de Killmonger, reverberam no presente, mas cabe a nova geração levar a nação adiante. Da sua imagem espelhada, T'Challa confronta erros para ser não apenas um herói, mas um líder melhor.

Esse peso social que Pantera Negra carrega em cada cena, desde o prólogo que explica em minutos todos os conceitos necessários para o entendimento da história, não interfere na sua capacidade de entreter. Com um roteiro redondo, Clooger e Cole posicionam personagens e situações para encontrar leveza. Shuri (Letitia Wright), a irmã mais nova de T'Challa, Garra Sônica (Andy Serkis), o vilão apresentado em Vingadores: Era de Ultron, e o agente Everett K. Ross (Martin Freeman) são responsáveis pelo humor mais descarado, mas a boa construção dos personagens evita que as piadas sejam gratuitas. É o que também explica a ausência de coadjuvantes descartáveis no filme. Um micro universo é criado em torno da espiã Nakia (Lupita Nyong'o), da líder das Dora Milaje Okoye (Danai Gurira), dos guerreiros M'Baku (Winston Duke) e W'Kabi (Daniel Kaluuya), e da rainha-mãe Ramonda (Angela Bassett), de forma que suas existências não se limitam às necessidades do protagonista. Mais do que criar Wakanda, é preciso povoá-la.

A consistência dada aos personagens pelo roteiro e as atuações contorna a insegurança de Coogler ao trabalhar com efeitos visuais. Fica claro no contraste entre as cenas externas em Wakanda e nas ruas da Coreia do Sul que o diretor fica mais à vontade em espaços práticos e urbanos, onde dá agilidade às cenas de ação, seja em um cassino clandestino ou em uma perseguição de carros. Quando precisa lidar com o Chroma Key para dar vida ao país fictício, os cenários perdem a profundidade, a câmera não se arrisca, tornando óbvio o uso da computação gráfica. Cabe ao colorido figurino de Ruth E. Carter, baseado nas artes de Jack Kirby, a tarefa de dar personalidade à nação, criando tribos e líderes para um mundo tão tecnológico quanto ancestral. A trilha de Ludwig Göransson, com consultoria musical de Kendrick Lamar, também trabalha dentro desse conceito, misturando sons convencionais e músicas africanas.

Coogler encara Pantera Negra como uma declaração da importância do imaginário na formação de uma sociedade plural e inevitavelmente faz um filme histórico. Seu herói é forte, ágil, justo e está pronto para ser admirado por uma geração de crianças e adultos e se tornar uma das figuras centrais no futuro do universo cinematográfico da Marvel.

Não foi só elogios. Ele criticou o tom mais artificial de algumas cenas em wakanda.

Outra crítica sobre o filme: https://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2018/02/18/pantera-negra-2018/

Lacrou bichá!

Eles não gostam que reclamem dos ovos. Pra eles têm que ler o texto e acabou. Vai entender pra que mantém a classificação em escala numérica , né…

I just watched, honestly, nothing much, I was impressed to compare this movie, as one of the best of origin along with Iron Man, joke, CGI horrible, weak Panther, no charisma, you end up cheering for Michael B Jordan. Continues Iron Man, WW and Spider man as best origin films.

Os personagens são o ponto alto do filme, Okoye <3, mas o CGI do terceiro ato chega ser comparável ao bigode do superman, assim como a luta final do Pantera contra o Erik, poderia ser melhor... Falaram tão bem do vilão de ser melhor que o Coringa do Ledger, que me frustei, vilão acima da média, mas nada espetacular. A Fotografia é belissima, e o figurino ótimo, e as lutas muito bem coreografadas.

Informo, para os devidos fins, que ninguém sentirá a tua falta. Esperneie à vontade, mas, o progressismo não vai recuar. Saia da frente pra não ser atropelado pelo EMPODERAMENTO, pelo FEMINISMO e pela REPRESENTATIVIDADE de grupos historicamente oprimidos. Não tem volta para mentes retrógradas, medievais. Vai comer a poeira de quem avança.

Não ter dado nota cinco para esse filme, deveria caracterizar um ato subversivo passível de empalamento em praça pública para servir de exemplo aos demais críticos. E tenho dito. Em tempo: mensagem com forte carga de hipérbole. Faço questão de explicar, porque a internet é um oceano de gente estúpida e desonesta.

E eu q pensei q n ia ver CGI pior q o do Bigode

Gostei.

Pantera Negra é o Donald Trump: - Quer um país homogeneo✅ - Sem imigração ✅ - Nationalista ✅ - Isolationista ✅ - Protegido por muros ✅ - Usar primariamente os proprios recursos(america first)✅

Pra mim, Superman de 1978 é melhor que 80% dessa lista ae kkkkkk

Tem gente q gosta do Coringa, que é um psicopata homicida, e daí? Quanto ao Pantera, acho q ele se assemelha ao Trump - Quer um país homogeneo✅ - Sem imigração ✅ - Nationalista ✅ - Isolationista ✅ - Protegido por muros ✅ - Usar primariamente os proprios recursos(america first)✅

Pantera Negra é o Donald Trump: - Quer um país homogeneo✅ - Sem imigração ✅ - Nationalista ✅ - Isolationista ✅ - Protegido por muros ✅ - Usar primariamente os proprios recursos(america first)✅

Killmonger é basicamente uma versão negra do Hitler que busca a supremacia da "raça" negra. E tem gente aí, inclusive no Omelete, simpatizando com ele, dizendo que entende o lado dele...

O filme é sensacional mas para mim, Okoye é a melhor do filme!

O presidente da Disney é totalmente especializado em fazer o mesmo filme com nome diferente. Hj em dia tudo é a mesma baboseira com nomes diferentes.

"O filme valeu por fincar a bandeira do orgulho negro. E, além disso, finca a bandeira da força feminina". Filmes lacrador e panfletario, to fora

Acabei de voltar da sessão do Pantera Negra e digo que é um dos melhores filmes da Marvel, no mesmo nível de Soldado Invernal, Guerra Civil e o primeiro Vingadores. Para os haters que adoram odiar as piadas da Marvel, eu digo que é o filme mais sério da produtora. Eles conseguiram transformar um personagem de segundo ou terceiro escalão em um grande super-herói, novamente . Wakanda e seus habitantes são o paralelo dos Asgardianos na Terra : orgulhosos, cientes de seu poderio bélico e superioridade tecnológica. O filme entrega muito mais do que vimos no trailer. O filme não tem medo de ser fantástico e consegue apresentar um País que qualquer nerd aqui gostaria de viver. No universo do cinema ; Wakanda é a maior super-potência oculta e pacifista do planeta Terra. E acredito que terá um papel de destaque nos próximos filmes dos Vingadores. Aguardem . Finalizando : recomendação máxima para fãs de super-heróis que ficaram esperando pelo filme durante o Carnaval.

Eu ainda não vi, mas ele chega ser tipo o Thor que é visivelmente mais para o publico infanto-juvenil?

Cara eu não sei qual tua cidade, mas aqui na Grande Vitória é a mesma coisa, eu não sei porque os cinemas fazem isto. Ou quando é legendado, colocam 3D, que eu tampouco gosto

de fato, killmonge foi muito bem contextualizado.

O que incomoda bastante é o fato de empurrarem tantas sessões dubladas e só um ou dois horários legendados, e geralmente só a noite, queria assistir a porcaria do filme agora a tarde mas me recuso a pagar pra assistir filme dublado.

Filme fantástico! Ps.: nunca entendo as críticas do omelete, na maioria das vezes elas nao condizem com os ovos, essa, por exemplo, só elogia o filme, logo, não seria o caso de 5 ovos?

É, usei um termo genérico, dá pra povão entender.

Aqui em Brasília, quase todas as salas estão disponibilzando apenas 3D legendado. Odeio 3D e não consegui evitar.

O filme valeu por fincar a bandeira do orgulho negro. E, além disso, finca a bandeira da força feminina. E é uma crítica à postura histórica e atual dos EUA de isolacionismo. Corajoso. Não gosto de 3D, mas o desse filme me deixou tonto como nunca antes, sobretudo nas cenas de ação. E confesso que já cansei da "jornada do herói". Todo filme, da Marvel, da DC, Star Wars, da Disney, da Fox, do desenho, da Sessão da Tarde, já abusaram do modelo e parece que estou vendo sempre o mesmo filme.

Esforçei-me muitoooo pra tentar assistir. Depois de meia hora, desisti. Cenas interessantes, atores atuando bem mas o roteiro é muito fraco, da tédio, da sono. Filme mais pra garotada.

em Guardiões da galaxia vale.. porem nesse filme não eu assisti duas sessões 3d na pre estreia em um cinema e tava de boa dava pra ver tranquilamente no outro cinema que eu fui parecia que apagaram toda a luz da tela simplesmente escuro não se via nada...ai de fato compromete o filme...

Bela crítica. O filme é muito bom. Um dia melhores do estúdio. Eu não gostei muito do CGI, ficou muito exposto. Principalmente na luta final. O filme é muito redondo e na minha opinião, falhou bem pouco. Valeu cada segundo. Minha filha adorou, e se emocionou com os encontros do plano astral. Nos vemos em guerra infinita.

Filme muito bom!!! Social do início ao fim. Cheio de mensagens subliminares. Gostei bastante!!

Depende, se tu gosta de ver o Capitão América jogando o escudo na sua cara na animaçãozinha da Marvel no início vale, pois no resto do filme você até esquece que ta com o óculos na cara...

O filme é ótimo, está entre os 5 cinco melhores da marvel ao meu ver. Cenas fantásticas. O vilão também é muito foda. Junto com o Loki é o melhor vilão que apareceu até agora. Tem sim o tom político mas não me incomodou nem um pouco. Uma coisa que realmente falhou é o CGI em algumas cenas mas se fosse para dar uma nota para o filme daria 9.

Acho bom Em 16 de fev de 2018 22:07, "Disqus" <notifications@disqus.net> escreveu:

Era obrigatório ter gostado? Não sabia. Já que é assim então o filme é muito bom. Tá bom assim?

Blade eh anti herói

Mas ta certo, junto com Capitão, ele foi um dos personagens q mais evoluiu

Acredito sim q seja revolucionário, assim como MM

Acho q o killmonger teve final merecido, esse lance de trazer vilão de volta só funciona em quadrinhos ou se for vilões do Aranha pra montar o sexteto sinistro

Os "diferentão"

3D nunca vlw a pena

O foco do filme n são as cenas de ação, q são boas até

Colocar homem-aranha 2 na frente de pantera negra é sacanagem...

Vdd, as mulheres foram ótimas! A Shuri ganhou minha simpatia, queria que ela fosse mais eficaz nas lutas. Tomara que ela treine KKKKKKKK E Nakia e a General das Dora Milaje....MT ph0da.

Concordo. As cenas do cassino e da perseguição foram as melhores. E esperava mais do garra sônica. E da shuri em ação. Foi o ato final que pecou,digo no combate mesmo.

A compra foi feita mas ainda está sendo regularizada.

Só pq não apareceu uma moeda, não significa que nao tenha uma. O que deu a entender eh que o país eh bem independente, com uma economia que se sustenta justamente por usar de várias formas o vibranium. Ahhh e eh ficção!

Nope

Nenhuma delas liga? .*****SPO ILER ABAIXO**** Ele revela a verdadeira Wakanda na primeira cena, o mundo tem conhecimento agr do país, e os herois irão se reunir la em algum momento em guerra infinita. E o Bucky aparece na outra....nenhuma ligação né? Wtf Agr quem ficou esperando a joia da alma..vai se decepcionar. O filme não eh focado em 3D,mas sim disponibilizado. Eles não tem obrigação de fazer efeitos pensando nesse quesito. Agora a luta do ato final,em céu aberto..realmente, poderia ser melhor, assim como a luta do pantera contra o killmonger no fim.

Fórmula batida? A jornada de herói eh feita de várias maneiras. Não tem como escapar. A narrativa pode ser diferente, mas não há como escapar.

Nem muito ruim o 3D.

O 3D desse filme é ridículo, faltou uma grande cena de ação, e algumas das que tem foram mal dirigidas, ponto positivo para a trama e para alguns personagens, só pra deixar claro não espere as cenas pos creditos, nenhuma delas vale a pena e nenhuma delas liga a Guerra infinita, grande DCpção desse filme. são essas cenas que não acrescentam porra nenhuma.

Que a nona arte sempre esteve presente no cinema, para nós não é nenhuma novidade. A influência desse universo que arrebatou a criatividade e novas ideias, hoje, mais do que qualquer período, está latente, evidenciando até então uma força influente nas comunicações sociais e determinando até padrões de comportamentos. Cada período, desde o seu início, veio permeado com os seus propósitos, contextualizados nos seus momentos sociais. Esses filmes desenvolveram suas qualidades de acordo com as suas demandas e assim alguns se consagraram, uns mais genuínos, outros mais populares. Considerando a riqueza e a diversidade dessa linguagem, modestamente e despretensiosamente, do que me recordo, cito alguns títulos que ainda hoje me remetem boas lembranças ... Road To Perdition V for Vendetta Sin City History of Violence Ghost Road Old Boy The Dark Knight Watchman Blade 300 Logan X Men - Days of Future Past Constantine Iron Man Guardians of the Galaxy Vol 2 Captain America The Winter Soldier

Acabei de ver o filme, a historia do filme é muito boa, a questão de que Wakanda deve ou nao ser exposta é muito boa, o visual é lindo, as musicas sao muito boas, so acho que por ser um filme de herói tem que rolar aquela cena marcante/fodastica e nisso o filme foi fraquinho, a maioria das cenas de ação do pantera negra foram a noite e como o uniforme é todo negro nem dava pra ver direito ainda mais com aquela câmara balançado freneticamente, dou 3 ovos.

Leia e para de se preocupar com o número de ovos. Eles já falaram inúmeras vezes que não tiram o número de ovos pq existem pessoas chatas que se preocupam com isso ainda.

Vale a pena ver em 3D?

serio que vc acha genérico... a onde jah se fez um filme igual antes deles...de super equipe de universo compartilhado...

Essa sua opinião é tão 2008

Vingadores em segundo? Acho tão genérico.

Doutor estranho não é um dos meu favoritos, mas achei bem melhor que pantera negra. Sei lá, achei a participação do pantera negra na Guerra Civil muito melhor que o filme inteiro dele.

Pois é, o filme tem qualidade, é bem feito, mas não me empolgou, hehe... Eu tive esse mesmo sentimento com Dr. Estranho, esperava algo espetacular e sai meio indiferente do cinema.

Depois de todo alvoroço em cima do filme acho que elevei demais a expectativa e acabei decepcionado, por isso achei fraco, tive a mesma sensação que vc, esse foi um dos poucos filmes da marvel que eu sai do cinema sem vontade de querer ver de novo.

Concordo que como filme não tem nada de revolucionário. Mas entendo sua relevância social, afinal, um blockbuster com praticamente 100% do elenco negr0 não é todo dia, além e mostrar os negr0s em uma situação de poder, o que tb não é sempre que ocorre. Da mesma forma, WW não é um super filme, mas tem sua relevância para as mulheres. OBS: Esse filtro do Omelete é um saco, até a palavra negr0 ele bloqueia.

Não achei fraco, só não achei essa brastemp toda que alguns estão falando. Bom filme, mas não saí do cinema morrendo de vontade de ver de novo. Não fiquei com aquela vontade de discutir com outras pessoas sobre o filme. Ele não me empolgou tanto, mas reconheço sua qualidade, foi muito bem feito e tem seu valor. Mas no MCU ainda prefiro Cap 2, HdF, GdG, Vingadores e até o Thor Ragnarok.

Batman Dark Knight Vingadores Superman (1978) Homem-Aranha 2 X-men 2 Cap 2 Pantera Negra Guardiões da Galáxia Logan Homem de Ferro

Ou nunca transaram ou já esqueceram como é...

Na real ele foi criado antes da fundação dos Panteras Negras.

Ano de eleição vao usar de tudo pra iniciar um debate, pra fazer de qualquer lugar um palanque pra propagar o candidato x ou o y como o "Salvador" esperado. Vai vendo.

tendi

Quem foi o diretor de Atômica?

Falar de viagem visual e não colocar Dr. Estranho na cabeça da lista é vacilo, ou vc não assistiu ainda.

Filme muito fraco, esperava mais depois de tanto alarde.

Finalmente eles intenderam que vilão tem que ter motivação além de vou dominar o mundo...

Opa, não mesmo os da Image, Solei, Dark Horse, são bem diferentes dessa fórmula batida aí.

Existe uma coroa em Wakanda...Então o regime sempre sera disposto pelo rei...

Nada haver.

Nada a ver.

Não existir a palavra "socialismo" no dicionário de Wakanda não descaracteriza o regime como tal.

E parece que os fracassados que foram banidos no facebook tão influênciando mesmo na nota do publico. Imdb, rotten e meta estão com porcentagens regulares nessa categoria.

A sociedade de Wakanda não é igual a nossa, lá não existe socialismo, e provavelmente não existe capitalismo, me remeteu muito a uma sociedade tribal, porém muuuito evoluida.

Adorei o filme e a mensagem que ele manda para as crianças negr@s, o final é lindo. MAS SP0ILER Odiei eles terem matado os dois vilões do filme, grande desperdício de dois ótimos personagens. Killmonger apesar de bem construído sofre da preguiça de ter o mesmo poder que o protagonista, por isso acho que se Garra Sônica fosse o verdadeiro vilão seria mais desafiador para o herói. FIM DO SP0ILER Agora vou analisar Wakanda, muitos aqui vão odiar a minha análise. Wakanda é uma nação avançada tanto socialmente como tecnologicamente por causa do vibranium que eles mesmos exploram e pesquisam, para o mundo eles se mostram como fazendeiros e necessitados, uma nação de terceiro mundo como muitas outras na África. Para mim ficou óbvio que Wakanda é s0cialista (ou até mesmo anarqu!sta), não se vê moeda dentro do país (até onde eu me lembro) e outra: como uma nação avança tanto sem participar do mundo gl0balizado? Eles mesmos exploram o vibranium, logo o estad0 não é mínimo, eles não vendem a exploração de seus recursos naturais (como nós estamos fazendo ultimamente), eles não participam do mercadão global e ainda sim são avançados porque a exploração de seus recursos e toda a sua cultura visa o bem do próprio povo. Fiquei muito feliz com o que Wakanda me mostrou, apesar de saber que muitos vão lá só pela ação e pelas luzes, eu não me segurava de felicidade por essa nação composta por negr0s que, se escondendo do mundo globalizado, avançaram tanto visando apenas o benefício do povo e no final (SP0ILER) ainda se mostram dispostos a ENSINAR como se faz isso. Prevendo algumas respostas: estou falando da Wakanda dos filmes, não da dos quadrinhos já que tenho pouco conhecimento sobre esta.

Mas lá não é porradaria, é um massacre no pior sentido da palavra, hahahahaha

Massa mesmo é a foto em contraste com teu comentário kkkkkkkkkkkkkk rachei

Menos galera. O filme é bom. Mas não tem nada revolucionário. Toda crítica social acaba filtrada no coador MCU, tudo está lá, mas é raso e superficial. Uma dica: se um filme resolve sua crítica social em porradaria, pode ter certeza que esta crítica social é furada.

Men in Black...

hancock com will smith é meu super heroi de referência (independente de cor).

e fazer um cross over

Luke Cage

Esperava mais do filme, depois de toda a repercussão da pré-venda la fora. Achei meio fraco sei la, achei que podia ter explorado mais o combate dele com a armadura.

Teria sido uma boa referência se tivessem em algum momento citado no filme que o escudo do Capitão América é feito de Vibranium e Adamantium, pelo menos nos quadrinhos é Com a compra dos direitos dos X-Men acho que já poderiam também citar o Adamantium nos filmes da Marvel

Espero que os X-men nunca venham para o MCU. Por mim fazia um universo separado (XMCU) onde 100% dos poderes é de origem mutante isso dá mais verossimilhança ao preconceito dos mutantes.

O que me faz perguntar: Como a SHIELD ( e outras inteligencias) irão lidar com a tecnologia de camuflagem que, invariavelmente, vai ser usada pelos exércitos.

Brasil perde feio para Argentina, Alemanha, França, Japão e outros.

HF não vi nos cinemas ai não posso comparar com PN

Olha, se o Lamar participou de alguma forma no filme.. essa parada deve ser boa. Faz tempo que não vejo nada de super-herói no cinema. Acho que irei conferir esse...

Tem uns caras que parecem que não viram e tão se fazendo que viram só pra malhar em cima.

Ele muda e faz total sentido, mas a essência que fica é ele mais irônico. Ele fico muito dramático em Guerra civil.

Atualizando MINHA lista de melhores filmes de super-heróis: 1 - Batman - O Cavaleiro das Trevas 2 - Os Vingadores 3 - Pantera Negra 4 - Guardiões da Galáxia 5 - X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido 6 - Logan 7 - Capitão América - Soldado Invernal 8 - Batman Begins 9 - Homem de Ferro 10 - Mulher-Maravilha

Aço...

Gostei do que vi,só que o filme é beeem puxado pro lado canhoto da força, tem uma cena que os personagens só faltam olhar pra câmera e falar que é uma indireta pro Trump.

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus