Filmes

Notícia

Estudo diz que número de protagonistas femininas caiu em Hollywood em 2017

Ano foi marcado por denúncias e discussões de assédio

24.02.2018, às 20H44.
Atualizada em 05.03.2018, ÀS 04H00

Segundo um novo estudo, o número de protagonistas femininas caiu em Hollywood em 2017 (via IndieWire). Elas protagonizaram apenas 24% dos 100 filmes com as maiores bilheterias do ano. Em comparação com 2016, a queda é de 5%.

Divulgação

O material foi publicado pela Dra. Martha Lauzen, do Centro de Estudo das Mulheres na Televisão e nos Filmes, da Universidade de San Diego.

Outros dados mostram que 32% dos filmes do ano tiveram 10 ou mais personagens femininas com falas, enquanto 79% tiveram homens nas mesmas condições. “Na temporada de premiações, quando a conversa sobre mulheres e gênero está em alta, precisamos separar a hipérbole da realidade. Os números ainda não refletem os pedidos de uma mudança massiva na indústria do cinema”, diz Lauzen.

Sobre as etnias, o estudo mostra que as protagonistas femininas negras cresceram de 14% para 16%, latinas foram de 3% para 7% e asiáticas de 6% para 7%. “Embora a porcentagem de latinas tenha mais do que dobrado em 2017, elas continuam dramaticamente pouco representadas em comparação com a população americana”, completa a Dra.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.