Filmes

Notícia

Festival de Berlim | Brasil leva mais três prêmios com Aeroporto Central, Tinta Bruta e O Processo

Filme sobre impeachment de Dilma Rousseff fica no pódio do júri popular

24.02.2018, às 10H16.
Atualizada em 27.02.2018, ÀS 23H03

Campeão absoluto no Troféu LGBTQ Teddy, entregue a Bixa Travesti e a Tinta Bruta, o cinema do Brasil botou mais dois prêmios na mala na manhã deste sábado (24) no 68º Festival de Berlim. Investigação sobre o cotidiano de refugiados da Síria, do Iraque e de outras nacionalidades nos hangares desativados de Tempelhof, o documentário Aeroporto Central, do cearense Karim Aïnouz, conquistou o Prêmio da Anistia Internacional. O já citado Tinta Bruta, ficção dos gaúchos Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, conquistou a láurea da CICAE, associação europeia de cineclubistas. Na premiação do júri popular da mostra Panorama, O Processo, uma investigação documental sobre o Impeachment de Dilma Rousseff, ficou no pódio dos preferidos do público, em terceiro lugar – na dianteira das ficções está o thriller Profile, de Timur Bekmambetov (de Procurado).

Youtube/Reprodução

“Este prêmios são importantes para o Brasil, mas, no meu caso, a vitória de Aeroporto Central soma dividendos à conta corrente da representação do homem árabe, que tende a ser mostrado nas telas associado ao terror”, disse Aïnouz ao Omelete.

Esta noite, podem aparecer surpresas para a produção nacional também da seara dos curtas, pois nossos três concorrentes ao Urso de Ouro da categoria estão entre os títulos mais elogiados do evento: Russa, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr.; Alma Bandida, de Marco Antônio Pereira; e Terremoto Santo, de Bárbara Wagner, Benjamin de Burca e Pedro Sotero.

A entrega das láureas do Júri Oficial da Berlinale, presidido pelo cineasta Tom Tykwer, está marcada para 19h. Três dos competidores também ganharam prêmios paralelos esta manhã. O Júri Ecumênico corou a comédia alemã In The Aisles, de Thomas Stuber, e deu menção honrosa ao terror U-July 22, de Erik Poppe. Já o Júri de Leitores do Jornal Berliner Morgenpost laureou a dramédia russa Dovlatov, de Alexey German Jr.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.