Daniel Kwan e Daniel Scheinert, de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, no SXSW 2024

Créditos da imagem: Jorge Corrêa/Omelete

Filmes

Artigo

SXSW | Diretores de Tudo em Todo o Lugar… veem uso IA com otimismo

Daniel Kwan e Daniel Scheinert se apresentaram no festival nesta terça (12), e o Omelete acompanhou de perto

Omelete
3 min de leitura
12.03.2024, às 17H51.
Atualizada em 12.03.2024, ÀS 18H15

Um ano após ganharem os principais prêmios do Oscar de 2023, os criadores e diretores de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, voltaram ao festival SXSW - onde lançaram o longa em 2022 - para contar detalhes do processo de criação do maior sucesso das premiações da temporada passada. Mas o que chamou mais atenção foi o final da palestra, quando eles trouxeram o assunto do momento: Inteligência Artificial.

Finalizando sua apresentação de forma franca, os Daniels afirmaram que não têm problemas com o uso da IA. "Não estamos dizendo para não usar IA", declarou Kwan. "Não acreditamos em dogmas. Não acreditamos nesse tipo de estilo de vida técnico puro. Isso vai ser rapidamente implantado em todos os aspectos de nossas vidas."

Eles enfatizaram a necessidade de um uso consciente e ponderado da IA, incentivando os presentes a considerarem cuidadosamente os motivos por trás de sua implementação. "Se você vai usar, quando usar, tente realmente pensar por que está usando", afirmou Scheinert. "Você está tentando usá-lo para criar o mundo em que deseja viver, está tentando usá-lo para aumentar o valor em sua vida e focar nas coisas que realmente se importa ou está apenas tentando ganhar dinheiro para os bilionários?"

Além disso, os Daniels destacaram a necessidade de reescrever as narrativas existentes. Eles argumentaram que as histórias atuais têm um papel significativo na maneira como valorizamos a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor: "Temos que desfazer o que as histórias fizeram conosco, com o nosso valor e com o valor de tudo ao nosso redor.”

Um dos belos privilégios que tivemos com este filme é ouvir as pessoas contarem suas histórias após assisti-lo e, muitas vezes, o que acontece depois”, disse Kwan. “Ouvimos histórias de pessoas dizendo que literalmente mudou a dinâmica de suas famílias”.

Um jovem nos disse que seu pai se afastou após ele se assumir gay, e ele não viu o pai por anos até que este filme foi lançado. Seu pai viu o filme, ligou pela primeira vez em anos, e agora eles estão trabalhando nessa relação. Estas são as coisas que esquecemos como contadores de histórias e não podemos esquecer”, completou.

Os diretores também enfatizaram a importância de se reconectar com a humanidade em meio à crescente presença da tecnologia. "Seus amigos estão no chat por muito tempo, dê uma olhada neles, vá dar uma volta com eles, prove a eles que os humanos são divertidos."

Concluindo sua palestra, os Daniel ressaltaram a necessidade de enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas, em conjunto. Eles convidaram os presentes a colaborarem na criação de novas narrativas que possam levar a um futuro mais sustentável e harmonioso.

*O jornalista viajou a convite do Prime Video e da Diamond Films

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.