Tom Hanks em O Pior Vizinho do Mundo

Créditos da imagem: Warner/Reprodução

Filmes

Notícia

Tom Hanks diz que pode atuar mesmo após morte, com inteligências artificiais

Astro teorizou sobre o legado das estrelas com os deepfakes e muitas formas de inteligências artificiais

Omelete
2 min de leitura
16.05.2023, às 15H49.
Atualizada em 16.05.2023, ÀS 16H40

Seriam as novas tecnologias, como as deepfakes ou as muitas formas de inteligências artificiais, suficientes para continuar o legado dos astros de Hollywood? Durante uma entrevista ao The Adam Buxton PodcastTom Hanks disse acreditar que sim. 

Ao refletir sobre o assunto, ele relembrou sua primeira experiência direta com tecnologias tão avançadas na captura de rostos e criação de personagens, que ocorreu em 2004 durante a produção do filme natalino O Expresso Polar, dirigido por Robert Zemeckis. "Vimos isso chegando, vimos que haveria essa capacidade de transformar zeros e uns de dentro de um computador em um rosto e um personagem. Isso só cresceu exponencialmente desde então e agora vemos isso em todos os lugares", disse Hanks.

Para ele, devido às tecnologias, agora é possível para ele propor vários filmes nos quais ele apareceria com 32 anos: "agora, qualquer pessoa pode se recriar em qualquer idade por meio da IA ou da tecnologia deepfake. Eu poderia ser atropelado por um ônibus amanhã e é isso, mas as performances podem continuar e continuar e continuar".

Aproveitando a atual greve do Sindicato dos Roteiristas, Hanks também revelou que outros sindicatos, além de agências e escritórios de advocacia, estão discutindo as implicações legais dos rostos dos atores: "Certamente é um desafio artístico, mas também é um desafio legal". "Sem dúvida, as pessoas serão capazes de perceber [que é IA], mas a questão é se importarão. Há algumas pessoas que não se importarão, que não farão essa distinção," concluiu.

Vale ressaltar que existe um projeto em andamento que envolve a manipulação do rosto do astro. Trata-se de Here, novo longa de Robert Zemeckis, que o reunirá com Robin Wright, sua parceria em Forrest Gump - O Contador de Histórias. A empresa Metaphysic, já conhecida por fazer deepfakes de Tom Cruise no Twitter cuidará dos efeitos, que serão usados de forma “extensiva” na nova produção (via THR). 

Além de Hanks e Wright, Here contará com Paul Bettany (WandaVision) e Kelly Reilly (Yellowstone) em seu elenco. A estreia está prevista para 2024.

*****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.