Afropunk Bahia 2023 exalta ancestralidade em primeiro dia

Créditos da imagem: Victor Carvalho/Divulgação

Música

Artigo

Afropunk Bahia 2023 exalta ancestralidade em primeiro dia

Mães, avós e veteranos da música marcaram os palcos do festival no sábado (18)

Omelete
2 min de leitura
19.11.2023, às 12H00.

O Afropunk Bahia, edição brasileira do festival nova-iorquino, teve seu primeiro dia marcado por muita música boa e ancestralidade negra. Com a presença de mães, avós e artistas veteranos, os cantores que passaram pelo palco homenagearam quem veio antes deles.

Durante seu show, o rapper mineiro Djonga levou sua avó para o palco do Afropunk. Dona Maria caminhou com a ajuda do neto por todos os lados. Com seu terço na mão, ela abençoou todos na plateia e, antes de se despedir, abençoou o próprio cantor.

Quem também levou a avó para o palco foi o cantor O'Kanalha, que contou com o reforço de sua mãe. Fenômeno do pagodão baiano e conhecido por músicas de teor sexual, o artista mudou o tom para receber a dupla de idosas. Ao lado da mãe e dá vovó, Kanalha cantou a músicare ligiosa "Fogo de Santo Antônio" e sambou com as duas. Depois, o show voltou ao seu clima tradicional.

A ancestralidade não estava só no sangue. Quem também soube louvar quem veio primeiro foram as gêmeas Tasha e Tracie. A dupla da Zona Norte de São Paulo levou seu rap para o palco do Afropunk e também uma convidada de peso: a funkeira Tati Quebra Barraco, ícone da música carioca e uma das pioneiras do gênero, subiu ao palco e cantou sua música de maior sucesso, "Boladona",e também seu lançamento mais recente "É Por Isso Que Sofre". Durante a performance, Tasha e Tracie exaltaram a importância e pioneirismo da cantora para as próprias carreiras.

Carlinhos Brown não ficou de fora da celebração que marcou este primeiro dia de festival, mas o fez da sua própria maneira. Levando um novo olhar ao seu álbum Alfagamabetizado para o palco, o artista recebeu suas filhas Nina e Cecília no palco para um dos melhores shows da noite.

Misturando ritmos, culturas e histórias, o Afropunk Bahia 2023 retorna neste domingo (19), no Parque de Exposições Salvador. Os shows são transmitidos no canal do YouTube do evento.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.