Música

Entrevista

Metronomy retorna ao Brasil mais maduro e mais feliz

Ingleses se apresentam no Lollapalooza nesta sexta-feira (23)

21.03.2018, às 16H19.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H41

Os ingleses do Metronomy já estão de malas prontas para retornar ao Brasil depois de um bom tempo sem passar por terras tupiniquins. O grupo formado por Joseph Mount, Oscar Cash, Anna Prior e Olugbenga Adelekan, figura no line-up do primeiro dia do Lollapalooza,que acontece entre os dias 23 e 25 de março.

Divulgação

Antes da apresentação, Joseph, o fundador do grupo, conversou com exclusividade com Omelete e falou sobre as novidades da carreira, a parceria com Robyn no último disco - Summer 08 - e também sobre como é ter uma banda de rock depois que a família cresce. Leia a íntegra abaixo.

O frontman abre a conversa comentando como foi sair de um disco mais calmo como Love Letters, de 2014, e passar para uma atmosfera, de certa forma, mais feliz, com Summer 08, de 2016. Sobre esse detalhe, ele confessa que a grande diferença entre um disco e outro ficou por conta da forma como as faixas foram criadas. “Eu acho que nós fizemos algumas músicas de uma forma simples. De uma maneira que fosse capaz de manter o disco pop e menos conceitual. E foi muito legal gravar essas músicas. É importante, como artista, continuar fazendo coisas bacanas, sabe?”.

O grupo que já está a quase 20 anos na estrada, amadureceu no palco, e também fora dele, já que alguns integrantes se casaram e tiveram filhos, como é o caso de Joseph. Sobre isso e as possíveis mudanças que aconteceram em decorrência da nova vida, o músico comenta que “De certa forma você nunca sabe quanto tempo a banda vai durar. E eu acho que ter filhos e estar em uma banda é algo que nenhum de nós realmente pensou a respeito: ‘O que a gente vai fazer quando isso acontecer?’. Você tenta um pouco de tudo, você continua com as suas coisas [que fazia antes] e toma conta da família. Afinal de contas você tem mais responsabilidades”.

Mas será que essas novas responsabilidades afetam a forma como a banda/ele pensa em suas músicas e carreira? Ele diz que não muda, mas a vida familiar o faz enxergar a música de um modo diferente. “[Agora a banda] É um meio de alimentar minha família. A gente cresce e a coisa que eu amava quando era jovem, agora é meu trabalho. Eu ainda amo estar na estrada e amo estar com a minha família. E isso acontece com todo mundo. Ter tido filhos me deixou mais relaxado para fazer música e isso é bem bacana”.

Robyn e Summer 08

Summer 08 foi gravado somente por Joseph, assim como o primeiro disco da banda, Pip Paine (Pay the £5000 You Owe), de 2006. Com essa liberdade, ele pôde como e com quem gostaria de trabalhar. Isso o levou a uma parceria com a cantora sueca Robyn, um dos nomes mais incensados do pop na década passada. Sobre esse encontro, Joseph comenta que já conhecia a cantora há alguns anos e o convite foi feito a ela, pois ele sabia que precisava de um vocal feminino. “Eu nunca tinha tido um convidado em um disco do Metronomy e ela seria a convidada perfeita para estrear. Ela é uma pessoa muito importante no cenário musical e é muito bom tê-la no disco”.

Sobre o Brasil

Existem algumas perguntas sobre o Brasil que são clássicas, como: “Que música ou músico você conhece?”. Joseph em uma entrevista de 2009 disse que não conhecia muito da música brasileira. E quando perguntado novamente sobre o assunto, pediu desculpas por ainda não ter procurado se inteirar das sonoridades tupiniquins. “Me desculpe. Eu tenho algo com o Brasil. O Brasil tem essa história incrível de fazer música. Eu me sinto mal e deveria saber mais sobre a música brasileira. Mas eu sei que eu ainda não sei nada”, pondera.

Já sobre tocar por aqui, ele não poupa elogios: “O Brasil é um país único, nós achamos - e outros grupos europeus também acham -. Muitos jovens amam música, e amam a música produzida na Europa. Eu sei que é um sentimento incrível. Porque você vai pra um lugar muito longe da sua família, da sua casa, e se sente como se tivesse chegado na Europa. Se sente em um lugar muito familiar. A gente se sente tão feliz em ver tantas pessoas felizes que poderíamos voltar a cada seis meses ou um ano e as pessoas ainda estariam contentes em nos ver”.

Por fim, Joseph fala que os fãs devem ver um Metronomy diferente no palco. “Eu acho que nós estamos um pouco diferentes quando comparados com a outra vez que estivemos por aí. O show está um pouco diferente, eu sinto que a forma como a gente se apresenta tá diferente. Nós estamos nos divertindo muito, e vai ser especial. Com certeza!”.

O Lollapalooza acontece em 23, 24 e 25 de março.  

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.