Séries e TV

Artigo

Vikings conclui Parte I da 5ª temporada com episódio poderoso

Seriado entra em hiato com história de morte e insanidade

26.01.2018, às 16H52.

Fechando a Parte I da quinta temporada, Vikings dá sequência a um capítulo fraco ao retomar o conflito entre Lagertha (Katheryn Winnick) e Ivar (Alex Hogh Andersen) - dessa vez, com consequências reais.

Vikings/History Channel/Divulgação

[Cuidado! Spoilers da quinta temporada de Vikings abaixo]

"Moments of Vision", o décimo episódio, começa indicando o que está por vir: enquanto se preparam para o confronto, os exércitos são observados por um corvo, animal ligado ao deus Odin, que serve como um presságio de morte no seriado. Perda é um tema recorrente aqui, seja da vida, da fé ou da vontade de lutar ou da sanidade.

Logo de cara, o capítulo destoa dos anteriores ao mostrar sua narrativa de forma não-linear, com a batalha como fio-condutor para explorar as tragédias pessoais de cada personagem através de flashbacks.

Isso cria um contraste entre causa e efeito, motivação e luta, e resulta em uma poderosa investigação de temas como mortalidade, erros e honra, os quais o criador Michael Hirst diz que são vitais para humanizar os guerreiros nórdicos. É assim que Hvitserk (Marco Ilso) revela estar arrependido de ter traído seus irmãos para juntar-se a Ivar, e que Halfdan (Jasper Pääkkönen) aceita a morte pelas mãos do rei Harald (Peter Franzén) após refletir que a vida é mais do guerras e relembrar suas expedições ao lado de Bjorn (Alexander Ludwig).

O destaque na jornada de Lagertha. Como rainha de Kattegat, a personagem passou a primeira metade da temporada em uma posição relativamente confortável, já que a guerra com os saxões acontecia longe da cidade nórdica. Isso deixou-a arrogante, até mesmo se rebaixando às provocações de Ivar. Seja por ingenuidade, seus traumas ou coragem, a guerreira não teme a morte ao entrar na batalha.

Vikings/History Channel/Divulgação

Surpreendentemente, ela é confrontada com algo pior ao ser forçada a assassinar sua amante Astrid (Josefin Asplund), e depois viver para ver suas tropas e filhos sendo derrotados. Como Hirst disse à Entertainment Weekly, o episódio quebra Lagertha mentalmente, algo que é representado pela cena final, onde aparece em estado de choque, com cabelos brancos. A personagem já não tem mais Ragnar, seu reino, sua companheira ou mesmo sua autoridade, vendo que Ubbe (Jordan Patrick Smith) e sua esposa Margrethe (Ida Marie Nielsen) desconfiam de suas decisões militares. Tendo começado como rainha, a guerreira termina o primeiro ato sem nada.

Agora o seriado entra em hiato, sem previsão de retorno além de "em breve". A segunda metade da quinta temporada tem o bastante para criar novas histórias, mas também será preciso olhar para o melhor e o pior da parte um. Apesar de qualidade consistente, a trama foi afetada ao introduzir muitos problemas para vários personagens e não desenvolver todos igualmente. Com a narrativa agora dividida em apenas dois núcleos - o reino de Ivar e a aldeia de Floki (Gustaf Skarsgard) - o seriado deve prezar pela simplicidade no futuro, mas sem perdoar na violência ou nas reviravoltas.

Vikings/History Channel/Divulgação

Vikings é transmitida simultaneamente pelo canal pago Fox Premium 2 todas as quintas, às 1h da manhã - com reprises às 22h do mesmo dia. Além disso, os capítulos entram para o catálogo do serviço de streaming Fox Play na manhã seguinte à exibição original. As temporadas anteriores estão também no catálogo da Netflix

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.